SIENQUI
XII SIENQUI
Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
Sobre o evento:
O Simpósio de Engenharia Química (SIENQUI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um evento de caráter acadêmico com o objetivo de divulgar conhecimentos desenvolvidos pelos discentes da Engenharia Química da UFF em tópicos essenciais para a comunidade civil. Com temática transdisciplinar, o evento almeja disseminar conteúdo e produções técnico científicas, por meio de palestras e apresentações de segunda a sexta-feira, em todos os turnos (manhã, tarde e noite), visando contemplar o maior número de interessados.
A organização do evento fica a cargo de diversos docentes do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da UFF, de seu secretário, Felipe Brito, da Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Engenharia Química (TGQ), Isabella Muniz de Vasconcellos, alunos da UFF e profissionais de Engenharia Química. A Comissão organizadora é responsável por administrar e desenvolver as atividades do evento. Dentre estas encontram-se apresentações de trabalhos realizados em algumas disciplinas do curso de graduação em Engenharia Química, como Projeto Final de Curso (TEQ00155), Introdução à Engenharia Química (TEQ00133), Engenharia Bioquímica (TEQ00134), Transferência de Calor (TEQ00097), Transferência de Massa (TEQ00098), Laboratório de Engenharia Química (TEQ00132), Materiais de Construção na Indústria Química (TEQ00129) e Estágio Supervisionado (TEQ00154), além da oferta de minicursos, palestra de abertura e ambientes focados no desenvolvimento profissional e acadêmico de todos os participantes.
O SIENQUI é um projeto de extensão, classificado como “Evento” e tendo como área temática principal “Tecnologia e Produção”. Dessa forma, o evento é aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF (PROEX-UFF), o que ratifica o caráter extensionista do Simpósio e garante aos apresentadores, organizadores e palestrantes carga horária de extensão. Como evento de extensão, o SIENQUI apresenta como público-alvo a comunidade externa à UFF e, a fim de perpetuar esse viés, conta com o apoio fundamental de alunos, professores e demais profissionais da UFF na sua divulgação.
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/.
As inscrições e a emissão dos certificados serão por meio dos links disponibilizados nos botões abaixo. Somente os indivíduos inscritos no SIENQUI que participaram ativamente das atividades terão acesso aos certificados.
A emissão dos certificados poderá ocorrer em até 30 dias após o término do evento.
Período de inscrições do XII SIENQUI: 10/06/2024 até 26/06/2024.
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/.
Programação do XII SIENQUI-UFF:
Disciplinas desta edição do SIENQUI-UFF:
- Engenharia Bioquímica
- Estágio Supervisionado
- Introdução à Engenharia Química
- Laboratório de Engenharia Química
- Materiais de Construção da Indústria Química
- Projeto Final
- Transferência de Calor
- Transferência de Massa
A disciplina TEQ00134 – Engenharia Bioquímica foi criada em 1991, inicialmente como uma disciplina Optativa, passando em 2007 para o quadro de disciplinas Obrigatórias, e tem como objetivo capacitar os alunos de Engenharia Química para projetos e operação de unidades da área de biotecnologia. Ao longo da Disciplina, os alunos são apresentados aos diversos conhecimentos da área biotecnológica. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre os conteúdos ministrados.
A disciplina TEQ00154 – Estágio Supervisionado é obrigatória desde 1991 e tem por objetivo avaliar e acompanhar o estágio realizado pelo aluno como complementação dos conteúdos adquiridos. Buscando motivar e agregar maior interesse e conhecimento aos alunos de Engenharia Química, bem como, aos alunos do ensino médio, nas atividades desenvolvidas pelos engenheiros químicos, foi sugerido que um dos critérios de avaliação da disciplina fosse o relato, por parte dos alunos estagiários, das atividades desenvolvidas em seus respectivos estágios, além da avaliação do relatório final entregue ao professor orientador.
A disciplina TEQ00133 – Introdução à Engenharia Química foi criada em 2005, com o objetivo de apresentar aos alunos de engenharia química conhecimentos sobre a natureza da indústria química como área de conhecimento e profissão. Ao longo da Disciplina, os alunos são convidados a mergulhar nas diversas áreas e conhecer alguns dos equipamentos e processos onde a atividade do engenheiro químico pode ser aplicada. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre equipamentos ou processos da indústria química.
A disciplina TEQ00132 – Laboratório de Engenharia Química foi criada em 1991, mudando de código em 2007, com o objetivo de capacitar os alunos em relação aos fundamentos de transferência de calor necessários ao entendimento e quantificação de fluxos de calor pelos três mecanismos e sua utilização no projeto e simulação de equipamentos térmicos. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre os conteúdos ministrados.
A disciplina TEQ00129 – Materiais de Construção da Indústria Química foi criada em 2007, com o objetivo de capacitar os alunos em relação aos materiais empregados na Indústria Química. Ao longo da Disciplina, os alunos são apresentados aos diversos conhecimentos da área de materiais de construção. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre os conteúdos ministrados.
A disciplina TEQ00155 – Projeto Final foi instituída no currículo do curso de graduação em Engenharia Química como disciplina obrigatória em 2007, sendo uma interessante ferramenta para consolidação do conhecimento adquirido pelos alunos nas disciplinas do Curso. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório e exige dos futuros engenheiros um contato com a pesquisa, buscando o desenvolvimento de habilidades, como: redação técnica, apresentação oral do trabalho e defesa pública do projeto. Desde 2015, todos os Trabalhos de Conclusão do Curso de Engenharia Química defendidos até 2021 se encontram no Repositório da UFF (https://app.uff.br/riuff/), enquanto os anteriores a 2015, encontram-se impressos na Biblioteca da Escola de Engenharia e Instituto de Ciências da Computação da UFF (www.bibliotecas.uff.br/bee).
A disciplina TEQ00097 – Transferência de Calor foi criada em 1991, mudando de código em 2006, com o objetivo de capacitar os alunos em relação aos conteúdos multidisciplinares com experiências na área de fundamentos e processos de engenharia química. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre os conteúdos ministrados.
A disciplina TEQ00098 – Transferência de Massa foi criada em 1991, mudando de código em 2006, com o objetivo de capacitar os alunos em relação com o objetivo de capacitar os alunos em relação aos fundamentos de transferência de massa necessários ao entendimento e quantificação de fluxos de massa e sua utilização no projeto e simulação de equipamentos. Ao final do Curso, todos devem apresentar um trabalho sobre os conteúdos ministrados.
Comissão Organizadora: Docentes
- Alessandra Duailibe
- Ana Carla Coutinho
- André Von-Held
- André Young
- Diego Prata
- Hugo Oliveira
- João Mitre
- Jorge Ourique
- Lisiane Veiga
- Lizandro de Sousa
- Luciane Pimentel
- Mônica Maia
- Rita Simões
- Rogério Lacerda
Professora Adjunta A da Universidade Federal Fluminense – UFF. Atualmente leciona na UFF as disciplinas de Materiais de Construção para a Indústria Química, Operações Unitárias IV e Corrosão. Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2007), com projeto final realizado na Faculdade de Mannheim, na Alemanha (Fachhoscule Mannheim). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (05/2011) na área de Espectroscopia, Química Qualitativa, Estatística e Modelagem. Doutorado em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (01/2018) na área de Polímeros, Avaliação de Impactos, ACV, Gestão Ambiental e Modelagem. Atuação em projetos na área de reciclagem de resíduos plásticos, impactos ambientais e ACV, materiais para a indústria e corrosão. Experiência profissional na área de óleo e gás nas empresas Iesa, QUIP, Chemtech e Kromav, realizando projetos na área de processos de exploração e produção de petróleo, inclusive na área do Pré sal (2008 – 2013). Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2016 e 2019.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Atualmente está como professora associada II do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química por mais de 6 anos, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Simulação de Processos, Operações Unitárias, Química, Fisico-química, com ênfase em Química Inorgânica, Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: peneiras moleculares, SBA-15, AlSBA-15, MCM-41, AlMCM-41, ZSM-12, hidrodessulfurização de frações de petróleo, reforma catalítica, reação de shift, análise térmica e Simulação de processos, em parceria com o laboratório de Reatores, Cinética e Catálise (RECAT) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui graduação (2008) e mestrado (2011) em Engenharia Química, com dissertação sobre biodiesel a partir de microalgas, e doutorado em Química (2016), com tese sobre as reações de hidrogenólise e reforma do glicerol em fase aquosa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Período de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) de fev/2015 a fev/2016, como bolsista da CAPES, no Leibniz Institut für Katalyse (Alemanha). Foi Engenheiro Químico da Casa da Moeda do Brasil (2010-2012) e Professor de Físico-Química no IFRJ (2011- 2020). Desde janeiro de 2020 é Professor Adjunto 40 h DE do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da UFF, atuando no Laboratório Interdisciplinar de Soluções Ambientais (LISA) e no Laboratório de Reatores, Catálise e Cinética (RECAT).
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Docente no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), com ênfase em biocombustíveis pelo Programa de Recursos Humanos PRH-ANP. Tornou-se mestre (2015) e doutor (2018) em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química / UFRJ. Coordena o Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ) na UFF, onde atua nas áreas de Engenharia de Sistemas em Processos e Termodinâmica. Sua pesquisa se divide nas linhas de modelagem de equilíbrio de fases, predição de propriedades, simulação, e análise econômica e de impacto ambiental de processos, com interesse particular em processos relacionados a biomassa, biocombustíveis e biorrefinarias. É membro do consórcio InSilicoNet, entre empresas e instituições de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui Graduação (Summa Cum Laude) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Trabalhou como Engenheiro Sênior na Braskem (2010-2013), tendo experiência em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno e Propeno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos. Atualmente é Professor Associado III em Regime de Dedicação Exclusiva do Programa de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2019. Agraciado com o Prêmio de Excelência UFF – 2020 – Ciências Exatas e Tecnológicas (Orientador da melhor Dissertação de Mestrado). Agraciado com o Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia na área de Engenharias (Orientador do melhor trabalho de Iniciação Científica). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2 – 2022. Índice-H 15.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Termodinâmica Química, atuando principalmente nos seguintes temas: contribuição de grupo, processos, projeto molecular, petróleo e simulated annealing.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008. Atualmente, é Professora Associada no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ocupa o cargo de Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Ocupou o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFF, entre 2020 e 2022. Atuou como Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFF) no período de 2016 a 2020. Também faz parte do corpo docente do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Processos Catalíticos, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) processos de produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis como bio-etanol; (ii) conversão de biomassa em combustíveis líquidos; (iii) processos de produção de gás de síntese e hidrogênio a partir do gás associado do pré-sal e biogás; (iv) prospecção tecnológica em energia; (v) desenvolvimento de fotocatalisadores para a degradação de resíduos ; (vi) aplicação de inteligência artificial no projeto de catalisadores. Seus projetos de pesquisa em andamento envolvem o desenvolvimento de anodos para a geração de energia, através de células a combustível do tipo SOFC alimentadas com bio-etanol, gás associado do pré-sal e biogás; desenvolvimento de catalisadores para processos de melhoramento da qualidade do bio-óleo; desenvolvimento de catalisadores para processos de conversão de dióxido de carbono, aplicação de inteligência artificial no projetos de catalisadores para processos de conversão de biomassa e gás associado em produtos de maior valor agregado, como combustíveis líquidos e hidrogênio. Atualmente, possui mais de 70 publicações em revistas internacionais com 3941 citações e índice H igual a 37, na base SCOPUS.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense. É engenheiro químico formado pela UFRJ em 2007, mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química (2009) e Doutorado em Engenharia Química pela COPPE (2014). Tem interesse pela área de modelagem, simulação e otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Trabalha atualmente com simuladores de processos químicos e tem desenvovido projetos nas ferramentas MATLAB, Scilab e Pyhton.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Engenharia Química – Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (1983), COPPE- UFRJ, doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense(2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, Decana do Colegiado da Escola de Engenharia da UFF e professora – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminações, meio ambiente, petróleo e gás natural e impacto ambiental.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007) Graduação em Quimica pela Universidade Salgado de Oliveira (2006); Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2002); Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991).
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado (2003) e e doutorado (2008) em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia entre 2008 e 2009. Desde 2009, é professora em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal Fluminense, atualmente com o cargo de professora associada Nível 3. Foi coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química entre 2010 e 2014, atuou como membro do conselho universitário entre 2019 e 2021, além coordenar a área de Engenharias no comitê de Pesquisa Proppi-UFF desde 2017. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 2018 e membro permanente do Curso de pós Graduação em Engenharia Química da UFF. Tem experiência em Engenharia Química, com ênfase em processos catalíticos e novos materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: preparação de catalisadores, catálise ambiental, geração e purificação de hidrogênio para células combustível tipo PEM, conversão de CO2 em produtos de maior valor agregado, controle de emissões de COVs, síntese e aplicação de grafenos e síntese de zeólitas a partir de biomassa.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Processos de Separação pela Universidade Federal da Bahia (1985) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa ADDLabs – Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador do LATCA – Laboratório de Termodinâmica e Cinética Aplicada da Escola de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em produção de petróleo e petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades de fluidos de petróleo, modelagem e simulação, tecnologias de hidrogênio e inteligência artificial e cálculo de reatores.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Comissão Organizadora: Técnicos Administrativos
Professora, com licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pós-graduada em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Redatora Plena na Yduqs e Membro da Comissão de Heteroidentificação e Cotas Raciais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Tem experiência na área de Química com ênfase em educação nas turmas de ensino médio, pré-vestibular e militar, atuando também como monitor de Química Analítica Quantitativa e como bolsista de iniciação à docência de divulgação científica (QuimiCap UERJ) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, já participou de programas de monitoria de colégios populares no Rio de Janeiro.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Comissão Organizadora: Discentes e Convidados Externos
Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2023. Aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2024. Analista de Operações na área de Planejamento e Engenharia da empresa OceanPact Serviço, sendo responsável pelo desenvolvimento de indicadores de performance, análise de riscos de projetos, planejamento das paradas técnicas da frota, documentação técnica, fluxogramas de processos internos e procedimentos.
Acesse seu Currículo Lattes clicando aqui!
Edições anteriores
EDIÇÕES
TELESPECTADORES
“A UFF tem formado Engenheiros Químicos com qualidade há quase 50 anos. O SIENQUI (Simpósio de Engenharia Química da UFF) é um exemplo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na UFF. São discutidos e apresentados, para a comunidade em geral, os resultados das atividades de ensino e pesquisa realizadas no âmbito do curso de Engenharia Química. Uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos na área de Engenharia Química e seu impacto à sociedade.”
Abertura do SIENQUI VIII
Abertura do SIENQUI VIII
Palestra online com os Engenheiros Químicos Pedro Chediak de Paula Antunes e Tatiana Tostes Alvim Poly, ambos formados pela Universidade Federal Fluminense.
Apresentação dos Relatos de Estágio Interno e Externo: 1º dia
Apresentação dos Relatos de Estágio Interno e Externo: 1º dia
Apresentação remota, via GoogleMeet, dos relatos de estágio interno e externo por graduandos de engenharia química.