Atlética e grupos esportivos

AAAPO

Associação Atlética Acadêmica Pio Orlando

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Espaço Comum (Sala ao lado da entrada);
Contato: Contato@aaapo.com.br;
Ingresso via: Processo Seletivo (2 por ano);
Acesse o site clicando aqui

Resumo:

Fundada em 21 de junho de 2011, a Associação Atlética Acadêmica Pio Orlando – AAAPO, homenageia em seu nome um dos funcionários mais antigos e presentes na vida dos estudantes da Escola de Engenharia da UFF.

Acreditamos no poder de transformação do esporte e na sua importância para uma vida saudável, tanto para o corpo quanto para a mente. Assim, sem fins lucrativos, todos os treinos são gratuitos. Além disso, a partir de nosso núcleo de torcida, lutamos contra qualquer desigualdade e preconceito, trazendo o esporte ao alcance de todos.

Nossas cores são o Vermelho e o Branco, nosso símbolo é o Dragão. Na torcida, somos os melhores!

Capítulos e Ramos Estudantis

Capítulo Estudantil SPE UFF

Orientação: Victor Rolando Ruiz Ahón (TEQ);
Contato: speuff@gmail.com ou Instagram (@speuff);
Ingresso via: Processo seletivo (1 por ano);
Acesse seu site clicando aqui!

Resumo:

Difundir e coletar conhecimentos da indústria de O&G e capacitar, profissionalmente e pessoalmente, seus integrantes.

Ramo Estudantil IEEE UFF

Orientação: Ricardo Carrano (TET/TCE);
Endereço: Campus da Praia Vermelha, Bloco D, 5º andar, sala C52;
Contato: ieee.uff@gmail.com;
Ingresso via: Processo seletivo, em 2022 irá ocorrer apenas um.

Resumo:

O Ramo Estudantil IEEE UFF é a casa na UFF da maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, o IEEE. Dentro da organização, há diversos projetos e áreas de atuação com foco na capacitação e integração dos membros como os capítulos técnicos PES, de potência e energia e o IAS, de aplicações da indústria. Temos também o grupo de afinidade, WIE (Mulheres na Engenharia) que promove iniciativas, eventos e projetos com o propósito de apoiar e incentivar a presença feminina nas áreas de STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A equipe de foguetemodelismo LUFFT, o projeto da Impressora 3D e o Speak Up! de conversação em inglês são mais exemplos de áreas que temos dentro do Ramo. Além disso, o Ramo IEEE UFF possui os comitês de gestão de pessoas, marketing e financeiro que são responsáveis por garantir o funcionamento e interação entre os diversos projetos. Campanhas, webinars, capacitações, mesas redondas, competições são algumas das atividades que são realizadas pelos membros. Inclusive, durante o ano, há a oportunidade de participar de diversos eventos tanto nacionais quanto internacionais, o que possibilita networking, troca de conhecimento, maior alcance de nossas atividades e premiações.

Núcleo WIN Brazil UFF

Orientação: Camila Aparecida Abelha Rocha (TEC)
Contato: nucleowin.speuff@gmail.com
Ingresso via: Processo seletivo (1 por ano)

Resumo:

O Núcleo WIN Brasil UFF é uma iniciativa do Comitê Women In Energy (WIN) Brazil, juntamente com a Diretoria de Diversidade e Inclusão (D&I) da SPE International. que tem como objetivo:

1 – Promover a liderança feminina na indústria de óleo e gás;
2 – Criar programas voltados à participação feminina;
3 – Atrair, reter e dar suporte às estudantes dos cursos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);
4 – Promover a diversidade como meta da indústria.

Para alcançarmos este objetivo, o Núcleo WIN Brazil UFF tem a missão de promover networking, dando visibilidade e capacitando as meninas, com palestras e treinamentos, para incentivar cada vez mais essa diversidade e inclusão.

Diretórios Acadêmicos

DAEQ UFF

Diretório Acadêmico de Engenharia Química Fernando Benedicto Mainier

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Bloco E – Sala 501
Contato: daequff@gmail.com ou via Instagram (@daequff)
Ingresso via: Eleição.

Resumo do DAEQ:

O DAEQ UFF é a organização estudantil, de cunho político, acadêmico e profissionalizante, que almeja representar os discentes de Engenharia Química, perante docentes, outras graduações ou entidades. Nossa atuação consiste em prestar suporte e buscar formas de viabilizar uma graduação menos turbulenta para os alunos, tendo seus direitos assegurados. Desse modo, apresentamos cadeiras fixas no Colegiado de Engenharia Química UFF, visando a revelar e pautar as questões dos alunos. Ademais, realizamos eventos de cunho técnico, social e esportivo, a fim de fomentar discussões variadas e auxiliar na formação profissional e pessoal de todos os nossos alunos. Em paralelo, organizamos nosso próprio sistema de apadrinhamento, provendo interações entre alunos de diferentes períodos, trocas de experiências, um acolhimento para novos estudantes e incentivando alunos mais velhos a criarem laços.

DAOC UFF

Diretório Acadêmico Octávio Cantanhede

Endereço: Campus da Praia Vermelha, Bloco D, Sala 101 – Escola de Engenharia
Contato: daoctaviocantanhede@gmail.com e Instagram (@daoc.uff);
Ingresso via: Eleição (A gestão dura 3 períodos letivos).

Resumo do DAOC:

O Diretório Acadêmico é a representação central dos estudantes dos cursos de Engenharias e Desenho Industrial da UFF Niterói.

Empresa Júnior

P&Q

P&Q Engenharia Jr.

Endereço: Praia Vermelha – Bloco D – Sala 360-B;
Contato: operacoes@peqengenhariajr.com.br;
Ingresso via: Processo Seletivo, conhecido como Engrena! (2 por ano);
Acesse o site clicando aqui!

Resumo:

A P&Q Engenharia Jr. é a Empresa Júnior dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e dos cursos de Química. Desde 2010, atuamos impactando a região fluminense pelo desenvolvimento de projetos de excelência para o mercado das áreas petrolíferas, industriais e comerciais. Mais que isso, proporcionamos a vivência empresarial aos estudantes, impulsionando seu aprendizado de forma prática.

Em todos esses anos de história, alguns marcos históricos foram alcançados não apenas na Universidade Federal Fluminense e no meio acadêmico, mas no Brasil, sendo a 1ª Empresa Júnior do país a entregar um projeto da área de Óleo e Gás, além do alto grau de maturidade, dedicação e propósito de todos os membros, o que reflete diretamente nos nossos resultados.

Ao todo, mais de 400 alunos já foram desenvolvidos e mais de 370 soluções já foram entregues à sociedade. Quando falamos no desenvolvimento dos membros, pensamos em proporcionar o compartilhamento de experiências nos projetos de maneira crescente, além de um direcionamento mais profissional nas áreas de Petróleo e Química, aplicando nossos valores em todas as ações.

Nossa missão, “Impactar a sociedade pelo desenvolvimento de projetos e pessoas nas áreas de Petróleo e Química”, onde os projetos vêm descritos antes das pessoas, representa nosso princípio de que justamente, nossos membros serão desenvolvidos através do envolvimento e execução dos projetos, no contato com os clientes, professores e com Movimento Empresa Júnior.

Equipes de Competição

Araribóia

Orientação: Daniel Henrique Nogueira Dias (TEE);
Endereço: Campus da Praia Vermelha, Bloco E, sala 102B;
Contato: arariboiauff@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (Quantidade indefinida)

Resumo:

A Equipe é constituída por alunos da Universidade Federal Fluminense, que tem por objetivo o desenvolvimento de uma embarcação movida à energia solar. Nos organizamos em células que desenvolvem projetos individuais e conjuntos. As células principais são: Elétrica, Mecânica, Marketing e Gestão.

A Elétrica é responsável por manipular a energia solar captada pelos painéis solares e transforma-la em energia elétrica para funcionamento do barco. Para isso ocorrer, é necessário um estudo do passo a passo dessa transformação de energia.

A Mecânica é responsável pela propulsão, estabilidade e direção do barco. Bem como, idealizar, projetar, construir e testar os mecanismos da embarcação.

O marketing trabalha com a imagem e identidade visual da equipe. Ele é responsável por toda a mídia da equipe, tanto para fins internos quanto para externos. Desenvolve material para divulgação online para o site e redes sociais, cria os materiais gráficos impressos de divulgação dentro e fora da faculdade, edita fotos e vídeos, elabora os uniformes da Equipe e registra os eventos.

A célula de gestão é responsável por administrar a equipe. Estuda, analisa e elabora mecanismos para melhorar o desempenho das células e seus integrantes. Também atua fazendo o contato da Equipe com a UFF, a partir de reuniões e documentos (memorandos, por exemplo).

AsimUFF Robótica

Orientação: Fabiana Rodrigues Leta (TEM);
Endereço: Praia Vermelha – Bloco E, Sala 218;
Contato: asimuffrobotica@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo.

Resumo:

A Equipe AsimUFF Robótica surgiu em 2011 como um projeto do PET-MEC da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de formar um grupo de estudos e pesquisas sobre robótica, e também ensinar crianças e adolescentes o básico sobre o assunto. A partir de 2017, a Equipe AsimUFF começou a participar de competições, realizando as etapas de planejamento, pesquisa, desenvolvimento e montagem de robôs autônomos para diferentes categorias. Além das competições, a equipe tem o Tecnologia Assistiva que é um projeto onde temos como objetivo desenvolver dispositivos robóticos que auxiliem a vida cotidiana de pessoas com deficiência e, o Robótica Educacional que é uma parceria com a prefeitura de Niterói para levar robótica as crianças matriculadas nas escolas públicas municipais. A equipe é aberta para todos estudantes da UFF Niterói, independente do curso.
BlackBird Aerodesign

Orientação: Leonardo Santos de Brito Alves (TEM);
Endereço: Campus Praia Vermelha – Bloco E – Sala 109;
Contato: blackbirduff@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (2 por ano)

Resumo:

A equipe Blackbird Aerodesign é uma equipe de competição que projeta e constrói aeronaves rádio controladas com o objetivo de transportar a maior carga possível. Anualmente, participamos da competição nacional SAE Aerodesign realizada na cidade de São José dos Campos, dentro das instalações do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e do aeroporto da cidade.

Faraday E-Racing

Orientação: Bruno Borba (TEE);
Endereço: Campus da Praia Vermelha, Bloco E, Sala 102B;
Contato: equipefaraday@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (1 por ano);

Resumo:

Grupo de estudantes de graduação de diversos cursos da UFF (engenharias, desenho industrial, comunicação social,…), que aceitaram o desafio de projetar e fabricar um carro de corrida totalmente elétrico, estilo fórmula, e representar nossa universidade e patrocinadores na versão nacional da maior competição de engenharia do mundo, a Fórmula SAE Brasil. Possuem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula Pioneirismo e referência: São a primeira equipe de Fórmula SAE, categoria elétrico, no Rio de Janeiro. E em 2019, alcançaram a melhor colocação entre as equipes do Rio. Resultados de 2019:
– 1º Lugar entre as equipes do Rio;
– 1º Lugar na prova de Custos e Manufatura;
– 5º Lugar na prova de Design (apresentação de projeto);
– 8º Lugar na colocação geral entre equipes de todo o Brasil.

Competição: Acontece anualmente em Piracicaba/SP. Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Tuffão Baja SAE

Orientação: Gabriel Guerra (TEM);
Endereço: Praia Vermelha – Bloco E – Sala 122 – Laboratório de Engenharia da Mobilidade;
Contato: contato.equipetuffao@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (2 por ano).

Resumo:

O projeto de pesquisa, inovação e desenvolvimento Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como objetivo principal o projeto e a construção de um veículo protótipo monoposto, off-road e de estrutura tubular, para participação na Competição Baja SAE BRASIL, promovida pela SAE BRASIL, filiada à SAE International – maior associação internacional de profissionais da área de Engenharia da Mobilidade. Nas competições, nossa equipe e todas as áreas do nosso carro são avaliados por meio de relatório, apresentação de projeto e provas de segurança e desempenho que testam nosso carro em terreno off-road com obstáculos. Esses eventos contam com a participação de cerca de 1500 estudantes universitários de todo o país e mais de 100 profissionais da área trabalhando como juízes e organizando as competições. A participação em projetos tecnológicos como o projeto Baja SAE BRASIL proporciona o desenvolvimento de características essenciais a um profissional diferenciado e qualificado como capacidade analíticas, proatividade, trabalho em equipe, liderança, planejamento e cumprimento de prazos. Essas aptidões fundamentais para o desenvolvimento dos alunos contribuem para a formação de um profissional competente e diferenciado que já se torna apto para suprir a demanda do mercado nacional e internacional.

TMB

The Myths Brazil

Orientação: Fabiana Rodrigues Leta (TEM)
Contato: themythsbrazil@gmail.com ou Instagram (@themythsbrazil)
Ingresso via: Processo Seletivo (2 por ano)

Resumo:

A TMB é uma equipe de competição que visa projetar e construir um rover, a fim de competir no NASA Human Exploration Rover Challenge que ocorre anualmente em Huntsville, Alabama, EUA. Nossa disputa tem como objetivo prover ideias para NASA, almejando favorecer a exploração espacial, já que a agência americana deseja retornar a lua em 2024.

Desse modo, um rover consiste em um veículo movido à propulsão humana e, no nosso contexto, deve ser baseado no GuideBook emitido pela própria NASA. Logo, a leitura do GuideBook permite que nossa equipe compreenda as demandas da competição, entenda as regras e formas de pontuação, além de esclarecer pontos da mesma. Ademais, nossa participação na competição é fundamental, visto que somos uma das poucas equipes universitárias brasileiras existentes e, em nosso histórico, conquistamos o AIAA Neil Armstrong Best Design Award 2018, graças ao nosso projeto inovador. Diante do exposto, almejamos fomentar o foco na qualidade de ensino das universidades públicas brasileiras, especialmente a UFF.

Em paralelo, apesar do nosso foco no NASA Human Exploration Rover Challenge, nós buscamos outras formas de disseminar o conhecimento as estrelas e expandir nosso grupo. Anualmente, buscamos participar de Hackathons, realizar eventos comunitários, divulgar conhecimento e mais!

Ararinhas UFF

Ararinhas UFF – Equipe de Biologia Sintética da Universidade Federal Fluminense

Orientação: Luiz Mors (GCM);
Contato: ararinhasuff@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (1 por ano).

Resumo:

Cerca de 30 anos depois do início das técnicas de DNA recombinante, que possibilitam produzir plantas transgênicas, uma nova geração de entusiastas da biotecnologia dá mais um passo para o limite seguinte da manipulação da vida: construí-la a partir do nada. A isso se dá o nome de biologia sintética. Cada vez mais a Biologia Sintética sai dos laboratórios para usos aplicados no dia a dia. Esse novo campo de desenvolvimento tecnológico tem um enorme potencial para beneficiar a sociedade e para criar riqueza em áreas como saúde, energia e meio ambiente. Neste projeto propomos a criação de uma equipe de Biologia Sintética na Universidade Federal Fluminense, unindo alunos de graduação para competir no encontro anual organizado pela The International Genetically Engineered Machine (iGEM) Foundation. Além de ser uma chance de levar o nome da UFF para uma prestigiosa competição internacional, o projeto prevê a integração de estudantes das mais diversas áreas para trabalharem juntos nos desafios da competição. Paralelamente, é uma oportunidade de divulgar a Biologia Sintética para um público amplo, apresentando os avanços dessa nova área produtiva para a comunidade externa à Universidade.

Grupo PET

ProPET-EQ

Programa de Educação Tutorial de Engenharia Química

Orientação: Rita de Cássia Colman Simões;
Endereço: Campus Praia Vermelha – Bloco D – sala 454;
Contato: engquipet@gmail.com;
Ingresso via: Processo seletivo (quantidade anual indefinida);
Acesse seu site clique aqui!

Resumo:

O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Química da UFF tem como objetivo expandir os horizontes acadêmicos do curso através da realização de atividades extracurriculares baseadas em ensino, pesquisa e extensão. Inclusive, escute o PetCast no Spotify aqui!

Ligas Acadêmicas

LAAB UFF

Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas de Ceuci UFF

Orientação: Marcia Barreto da Silva Feijó (MBO);
Contato: projetoslaabuff@gmail.com ou pelo Instagram (@laab.uff);
Ingresso via: Processo Seletivo (2 vezes ao ano);
Acesse seu site clicando aqui!

Resumo:

Proveniente da Faculdade de Farmácia da UFF, tendo sido fundada em 2021, a LAAB UFF é um projeto focado no setor de alimentos e bebidas. O objetivo é desenvolver os membros sob os pilares de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, nossas ações visam a disseminar o conhecimento, promover atividades diversas e fortalecer laços com a comunidade. Paralelamente, utiliza-se um contexto multidisciplinar para agregar novas experiências e perspectivas, a fim de fomentarmos o senso crítico dos “LAABers”, como nos chamamos. Diante do exposto, em nosso escopo visamos a promover eventos, incentivar a produção textual, investigação científica e ações sociais, além de utilizar os canais de comunicação, como as mídias sociais e site, para expor conteúdos sobre o setor no qual estamos inseridos.

LAEC

Liga Acadêmica de Estética e Cosmética

Orientação: Gleyce Moreno Barbosa (MTC);
Contato: contatolaec@gmail.com ou Instagram (@laec.uff);
Ingresso via: Processo Seletivo;
Acesse seu site clicando aqui!

Resumo:

A Liga Academia de Estética e Cosméticos da Universidade Federal Fluminense (LAEC-UFF) foi fundada em abril de 2020, tendo como princípios, proporcionar enriquecimento da formação acadêmica, difundir a educação continuada em Estética e Cosmetologia e promover eventos – como aulas, estudos dirigidos, palestras, leituras críticas de artigos científicos, cursos, simpósios, seminários, projetos sociais – oferecidos aos discentes da faculdade de Farmácia da UFF e/ou à comunidade, bem como vinculá-la a entidades de referência em Estética e Cosmético.
Frente à atual pandemia, a LAEC promoveu, desde a sua fundação até o momento, 3 eventos 100% online, que ocorreram no YouTube e no Instagram da LAEC. Os eventos tiveram como finalidade transmitir conhecimento sobre assuntos das áreas de cosmética e estética, por meio de palestras, minicursos e mesas redondas.
Além disso, a LAEC promoveu ao todo 3 ações sociais, com a doação de 61 cestas básicas e arrecadação monetária por meio de rifas solidárias. Integrantes da LAEC voluntários realizaram a formulação e produção de kits de higiene pessoal que foram doados à Tribo do Amor, que realizou o famoso Sopão Solidário.
A LAEC também promove divulgação de conhecimentos científicos por meio das redes sociais e também por meio de projetos, como por exemplo o projeto intitulado “Impacto da utilização de cosméticos na percepção da autoestima em tempos de COVID-19”.

LiARA
Liga Acadêmica de Relações Ambientais

Orientação: Viviane Fernandez (GAG);
Contato: relacoesambientais.uff@gmail.com;
Ingresso via: Processo Seletivo (1 por ano);
Acesse seu site clicando aqui!

Resumo:

A LiARA é uma entidade interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense que tem como objetivo geral contribuir na formação do estudante e do profissional de Meio Ambiente, e para sensibilização e mobilização ambiental, através da realização de atividades que atendem o tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O eixo central da Liga são as questões ambientais, visando a área de Meio Ambiente. Nosso corpo ligante é formado por discentes de diversos cursos da UFF com um objetivo em comum: contribuir para um mundo mais justo e sustentável.

Translate »
Skip to content