Inscrição em Disciplinas
Após o aluno ingressante concluir o primeiro período, esse se torna um aluno regular, que passa a ter mais liberdade na trajetória do seu curso. O aluno regular pode escolher as disciplinas que irá cursar em cada semestre, participar de monitorias, iniciação científica ou tecnológica entre outras atividades.
Inscrição em disciplina
A inscrição online em disciplinas é um procedimento semestral obrigatório ao estudante. Por meio da inscrição online, o estudante registra candidaturas às vagas em turmas das disciplinas previstas no currículo do curso e disponibilizadas para oferta.
Ao longo do processo, são aplicados os critérios de priorização para o curso, como: maior carga horária acumulada (excluídas as disciplinas eletivas e atividades complementares) e, posteriormente, maior CR.
Para fazer a inscrição, o estudante deverá acessar o Sistema Acadêmico – Inscrição online. O período de inscrição em disciplinas é determinado no Calendário Acadêmico.
Restrições para inscrição em disciplinas
Carga Horária
A carga horária mínima e máxima de disciplinas no plano de estudos do aluno é de 180 e 480 h respectivamente.
Requisitos das disciplinas
Para poder se candidatar a uma disciplina, é necessário ter concluído os pré-requisitos dessa disciplina. Caso a disciplina tenha co-requisito, é necessário se candidatar simultaneamente ao co-requisito da disciplina ou já ter concluído o correquisito.
Os pré ou co-requisitos das disciplinas podem ser observados na Matriz Curricular ou no Fluxograma de Processos. Veja exemplos de pré e co-requisitos.
Para cursar a disciplina GQA00055 – Química Analítica I Experimental é preciso ter cursado com aproveitamento ou estar cursando a disciplina GQA00019 – Química Analítica I.
Para cursar a GQA00019 – Química Analítica I é preciso ter cursado as disciplinas GQI00063 – Química Geral VI e GQI00061 – Introdução aos Laboratórios de Química.
Disciplinas Optativas
Atualmente existem 67 disciplinas optativas para o curso. Contudo, somente parte delas é oferecida a cada semestre. Todas as disciplinas optativas do curso têm como pré-requisito 1200 h de carga horária, CH, concluída além de pré-requisitos específicos.
É necessário entrar em contato com a Coordenação do Curso de EQ para solicitar vaga em disciplinas optativas onde, previamente, não há vaga disponível para o curso. A solicitação deve ser feita após o Resultado da Inscrição on-line.
Disciplinas Eletivas
Para se inscrever nas Disciplinas Eletivas, o aluno deverá estar inscrito em pelo menos 4 disciplinas, obrigatórias ou optativas e não estar cursando o primeiro período. No entanto, tais regras não se aplicam às disciplinas correspondentes às práticas desportivas.
Durante o curso, é preciso obter, no mínimo, 30 h de disciplinas eletivas. É necessário entrar em contato com a Coordenação do Curso de EQ para solicitar vaga em disciplinas optativas onde, previamente, não há vaga disponível para o curso no Sistema de Inscrição on-line. A solicitação deve ser após o Resultado da Inscrição on-line.
Quadro de horários
Os horários das turmas disponíveis para o Curso de EQ podem ser consultadas no Sistema Acadêmico – Quadro de Horários. Outras informações como, professor alocado na turma, localização da sala de aula, conteúdo programático e plano de aulas também podem estar disponíveis no Quadro de horário.
Use os filtros disponíveis para selecionar vagas de turmas para o Curso de Engenharia Química
Os estudantes poderão consultar o resultado da inscrição online no Sistema Acadêmico – IdUFF, em “Plano de Estudos”, conforme data prevista no Calendário Escolar.
Resultado da inscrição online
Após o resultado da inscrição, os alunos podem consulta o plano de estudos. Ficou excedente em alguma turma? No período de ajuste é possível solicitar inscrição, cancelamento ou troca de turmas.
Período de Solicitação de Ajustes
No período de Solicitação Ajuste, determinado no Calendário Escolar, o discente poderá solicitar alterações no plano de estudos por meio do sistema SolicitaUFF
Número de vagas
O número de vagas disponíveis em turmas pode oscilar durante esse período podendo aumentar devido a cancelamentos ou trocas solicitadas por alunos ou por aumento do módulo de vagas pelos departamentos. Contudo, o número de vagas disponíveis em uma turma também pode esgotar rapidamente devido ocupação de alunos que estavam excedentes e través do deferimento da solicitação de inscrição ou troca de turma dos alunos no Sistema SolicitaUFF. Então, devido ao caráter dinâmico do processo de ajuste, tente fazer a sua solicitação logo no início do período de ajustes.
Alguns departamentos, após o termino da Inscrição em Disciplinas e antes do Período de Ajuste criam novas turmas, em um mesmo horário, para alocar os alunos excedentes. Nesse caso, a Coordenação do Curso pode enviar um e-mail para o aluno perguntando se ele deseja permanecer excedente na turma de origem ou deseja migrar para a nova turma.
Prioridade da alocação das vagas
A prioridade de preenchimento das vagas em uma detsrminada turma é dos alunos excedentes no Período de Inscrição em Disciplinas obedecendo o critério de carga horária. Posteriormente, as solicitações no sistema SolicitaUFF são atendidas por data de solicitação, quando o aluno atende os requisitos. E, por último são feitas as trocas de turma.
Se você está excedente em uma turma, não é necessário fazer a solicitação de inscrição na mesma turma que você está excedente. Contudo, você pode solicitar vagas em outras turmas.
Se uma solicitação ainda não foi atendida, é porque não existe vaga na turma solicitada e a prioridade da solicitação é mantida no sistema.
Solicitação de vagas
A Coordenação de Curso também solicita vagas em turmas que não são originalmente para o curso de Engenharia Química se não há vagas para o curso no mesmo horário. Algumas vezes a solicitação da Coordenação não é atendida ou transferência da vaga pode demorar um pouco.
É possível solicitar vaga em mais de uma turma para a mesma disciplina, mas quando uma dessas solicitação é atendida, as demais são indeferidas e deixa de ser excedente na disciplina.
Alguns Critérios
A solicitação de cancelamento de disciplinas que são co-requisitos uma da outra precisam ser solicitadas juntas.
O estudante deverá se manter inscrito em carga horária mínima de 180 horas e máxima de 480 horas, salvo casos de alunos formandos.
Em caso de dúvidas ou problemas na utilização do Sistema, pedimos que entre em contato com a Central de Atendimento da STI, que atende nos seguintes canais: app.UFF.br/atendimento ou atendimento@id.uff.br.